top of page

Celebrar as Época do Ano: É Natal, é Natal...

Atualizado: 11 de jan.



É Natal, é natal!


O Natal é das festas mais esperadas pelas crianças, e não só!

Como posso vivenciar o Natal com os meus filhos mais pequenos?

O melhor da festa é esperar por ela, sempre ouvi dizer!

Nós, cá por casa, levamos todas as festas muito a “sério”, começamos a preparar tudo com muuuuita antecedência, e o Natal não fica atrás!


As festas têm que ter um início, meio e fim. Devem ser vividas como um processo que vai sendo construído aos poucos. Preparar, comemorar e encerrar uma festa, com calma e tranquilidade,

proporciona uma vivência interior verdadeira que nos revitaliza e nos preenche.

As crianças vivenciam o espírito das festas através da quietude que a natureza traz, e ao mesmo

tempo através da magia, do ambiente caloroso e amoroso que os adultos preparam e cuidam para elas.


A comemoração do Natal, inicia-se quatro domingos antes do dia 25 de dezembro, chama-se: Advento. É o Tempo de preparação, de espera, de recolhimento, de compaixão, de muita alegria e ansiedade pela aproximação do grande dia.


Como preparamos o nosso Natal cá em casa?


A Nossa árvore, que é feita por todos, em família e ao som de músicas de Natal, só é enfeitada no primeiro fim de semana do advento. Também nessa altura preparamos o cenário para o presépio, que vai sendo construído aos poucos durante essas 4 semanas.


Na primeira semana colocamos o estábulo num local mais distante, e a Maria, o burro e o José a caminho de Belém. Também colocamos elementos do reino mineral, a terra, água, pedras.

No segundo domingo, colocamos os elementos do reino vegetal, musgo, plantas, flores, ramos, pinhas.


No terceiro domingo, trazemos para o presépio o reino animal, através das ovelhas, do boi, e só depois no quarto domingo trazemos os seres humanos, colocando os pastores, os músicos, os reis no presépio, e a Maria e o José no estábulo. O menino Jesus só chegará ao presépio no dia 25 de dezembro.


Durante essas quatro semanas, a Maria, o José e o Burro vão progressivamente caminhando até ao estábulo, e assim que nasce o menino Jesus, é a vez dos reis Magos iniciarem o seu caminho.


Outra preparação para o advento será quando fazemos a coroa, ou apenas um centro de mesa circular com quatro velas vermelhas, decorado com elementos naturais. Em que no primeiro Domingo de advento acendemos uma vela e a cada domingo acende-se mais uma, até que no quarto domingo quatro velas estão acesas. O momento de as acender torna-se mágico, é um momento de contemplação e reflexão. Cantamos sempre uma canção e professamos desejos vindos do nosso coração.


Num ano passado, alguém insistiu em oferecer calendários do advento com chocolates, que sinceramente me deixam fora de mim. Pois muito bem, tirei os chocolates todos, sou super má!

E em substituição, coloquei uns papelinhos lindos, com afazeres em família para cada dia.


Aqui vão alguns exemplos: Cantar músicas de Natal à volta da árvore; ouvir uma história de natal; ir apanhar pedras, pinhas para o presépio; fazer biscoitos; dançar ao som das músicas de natal; beber chocolate quente; ir ver as luzes de natal; escolher um brinquedo para oferecer e muitas, muitas mais opções, aonde a imaginação te levar, e tudo o que fizer sentido na tua família.


No meio disto tudo ainda vêm os presentes, e como será que apareceu essa ideia?

Pois bem, foram os reis, eles ofereceram ao menino Jesus presentes: ouro, incenso e mirra. Essas dádivas seriam necessárias para lhe dar força para cumprir o seu dever, a sua missão. Podemos reviver

esse ato de presentear, fazendo pequenas lembranças para darmos às pessoas que mais amamos.


É uma forma de cultivar um hábito familiar saudável, que nos deixa boas recordações de um Natal caloroso e acolhedor, cheio de amor e alegria. E hoje há imensas ideias giras por toda a internte…


Ao longo destas 4 semanas, também vamos ensaiando uma música de Natal, uma música que nos preparamos para cantar no dia 25 de dezembro a toda a família. É um momento muitíssimo

divertido.


Ah! E ia ficando esquecido, ao longo dessas quatro semanas, antes de irmos dormir, conto também a história de natal. É um momento maravilhoso e que nos aquece o coração, contado à luz da vela.


Como era o natal na vossa infância? Que recordações têm? O que querem passar aos vossos filhos?

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page