top of page

Socorro, já não sei como me organizar cá em casa!!


Rotina, rotina, rotina, é sempre tão importante termos uma rotina, ainda mais, em tempo de confinamento. Tão importante como saber respirar. Dá-nos segurança, organização, estabilidade, ajuda a sermos mais felizes, favorece a autonomia e a flexibilidade mental. Ajuda a construir uma relação familiar mais harmoniosa e saudável.

As primeiras dimensões aprendidas pela criança são a noção de tempo e espaço e isso é adquirido através da ROTINA, RITMO, REPETIÇÃO, RITUAL E REPOUSO. A rotina fortalece a vitalidade, ordena a vida e é saudável, ajuda a que tenhamos mais maleabilidade (jogo de cintura), diminui a ansiedade e traz segurança.

O ritmo é a repetição, essa repetição permite que a criança sinta bem-estar e segurança no futuro. Esta segurança é fundamental para que consiga atuar no mundo de forma tranquila, equilibrada (calma interior). Ordena a vida e torna a criança mais flexível na vida adulta. O ato de fazer de novo, a repetição, fortalece a vontade, cria segurança, confiança e persistência para transpor obstáculos e estabelecer hábitos. Assim a criança poderá abraçar o mundo livremente, sem preocupações desnecessárias.

Estabelece uma rotina para os teus filhos, agora mesmo, escreve num papel, faz um placar. No início vais seguindo os horários, mas aos poucos vais percebendo como o teu corpo e o dos teus filhos já respondem a esse horário. Vais ver que os vais ajudar a criar harmonia e menos momentos de conflito.

Para que essa rotina seja mais harmoniosa e com um ritmo suave e alegre , canta sempre as mesmas músicas para marcar esse momento de transição e o momento para o início da nova atividade. Vais ver que um pouco de alegria sempre nos aquece mais os dias cinzentos. Intercala esses momentos, com momentos de contração e expansão, como se fosse a nossa respiração. Em que inspirar são momentos de maior concentração, atividades, jogos, refeições, higiene, e expiração os momentos mais livres, que requerem menos orientação, brincadeira livre, movimento livre.

É também importante, escolher as mesmas atividades para os mesmos dias da semana, assim conseguem associar o dia da semana ao que se está a passar. Aqui vão algumas sugestões: Segunda-feira é dia de fazer pão. Terça-feira é dia de moldar a cera de abelha ou a plasticina. Quarta-feira é dia de pintura. Quinta- feira é dia de desenhar. Sexta-feira é dia de limpar, arranjar os brinquedos, cuidar do ambiente. A tudo isto junto os passeios matinais, as crianças devem caminhar muito e brincar muito ao ar livre, aproveite as manhãs para o fazer! Nunca nos podemos esquecer que os hábitos adquiridos na infância serão carregados para a vida adulta e que são os pilares da organização do EU. E é com uma infância tranquila e harmoniosa que os nossos filhos se tornam adultos realizados, confiantes, com vontade de viver, dinâmicos e capazes de servir à humanidade e interagir socialmente. Os nossos filhos estão privados de tantas e tantas coisas, com todo este confinamento. Vamos cuidar do que está ao nosso alcance, vamos cuidar da sua rotina!


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page