top of page

Famílias em Confinamento

Estamos a viver uma época difícil com restrições e isolamento. Para que não te sintas sozinha, e compreendas melhor o teu filho, aqui escrevo 5 comportamentos que podem surgir, no meio deste caos:


1. Problemas de sono Não querer ir dormir, andar a dormitar por todos os cantos e acordar muitas vezes durante a noite, querer ir para a cama dos pais, tudo isto são reações comuns e normais na situação atual. Estas reações são compreensíveis, pois com tantas incertezas e medos, a criança procura o seu espaço de conforto e segurança. Não são definitivamente, tempos de “treino do sono”.

Embora usar computador, smartphones e assistir TV mais do que o normal possa parecer inevitável no confinamento, evita dispositivos tecnológicos após o jantar ou muito perto da hora de dormir.

E por favor, não permitas que os teus filhos usem smartphones, tablets ou TV na cama!

Se puderem sair, o melhor é sair de manhã e tomar o pequeno-almoço ou o lanche da manhã num local com muita luz, se possível um jardim ou varanda. Não te esqueças que a produção de cortisol ajuda a regular os sonos!


2. Problemas Alimentares Quando estamos ansiosos, stressados e com medo, os nossos hábitos alimentares mudam. O nosso apetite volta-se para os alimentos que nos dão conforto instantâneo, como os hidratos de carbono e doces. Ou então perdemos o apetite. Estes são comportamentos comuns nesta época. Nada como ter um chocolatinho negro e saudável à mão... 3. Dificuldade em Gerir emoções As crianças nesta fase estão com mais facilidade em ter acessos de raiva e de estarem mais choramingas, estas respostas são comuns quando as crianças sentem falta de controlo de alguma situação, ambiguidade de sentimentos, frustração e falta de conexão com os seus cuidadores. As crianças, inconscientemente, também vivenciam as emoções dos adultos. De nada adianta punir, nem arranjar recompensas para o bom comportamento. O importante nesta fase é apoiar, conectar e criar empatia e vínculo com elas. 4. Confrontos entre irmãos Calculo que estejas a ficar cansado de passar o dia todo com a tua família, desejando socializar com outras pessoas. Os teus filhos também!!! Quando estamos mais nervosos e agitados acabamos por descarregar naqueles que mais amamos, especialmente se eles nos “fazem saltar a tampa”. A falta de espaço e tempo para cada um, agrava em muito esta situação. Ás vezes é necessário arranjar actividades distintas e em espaços físicos diferentes para as fazer, nem que seja tomar um banho. Mas acredita, estes problemas são temporários. 5. Regressão no desfralde

É bem possível o teu filho tenha regredido no desfralde, é normal! A aquisição da autonomia muitas vezes torna-se frustrante e manifesta-se desta maneira, quando associada a emoções conflitantes. Tem paciência, mantém a calma e sê consistente, não repreendas nem recompenses, concentra-te apenas em apoiar o teu filho, também ele deve estar a sentir-se frustrado com esta situação.





53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page